Voltar ao site

Greve completa 2 meses; novo ato de protesto conquista data de reabertura da mesa de negociação nesta terça-feira (11)

A greve dos docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) completou dois meses, e uma nova mobilização realizada nesta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Ceará resultou na conquista de uma data para a reabertura da mesa de negociação. O ato contou com a participação das três seções sindicais do ANDES-SN (Sinduece, Sindurca e Sindiuva) e caravanas dos campi do interior.

broken image

(Foto: Raquel Lima/Ascom Sinduece)

Portando faixas com dizeres como “Negocia, Elmano”, os manifestantes distribuíram materiais informativos aos transeuntes, ampliando a visibilidade das reivindicações. Já por volta das 11h, representantes sindicais das três seções, juntamente com a Regional NE1 do ANDES-SN, foram recebidos na Assembleia para uma discussão com os deputados Guilherme Sampaio, Missias Dias, Larissa Gaspar (PT/CE) e Renato Roseno (PSOL).

A reunião trouxe uma resposta ao ato de 60 dias de greve realizado na última terça-feira (4), culminando no agendamento de uma nova data para a mesa de negociação. A última rodada de negociações ocorreu em 30 de abril, e desde então, o Governo do Estado não se mostrou disponível para novas discussões.

broken image

(Foto: Raquel Lima/Ascom Sinduece)

Os deputados presentes comprometeram-se em mediar uma nova data para a negociação o mais breve possível e fizeram considerações sobre os pontos apresentados na contraproposta, aprovada na Assembleia Docente do dia 27 de junho.

Nilson Cardoso, presidente da Sinduece, avaliou a mobilização como um sucesso. “Era algo que não estava posto. O Governo não veio com essa disposição, os deputados não trouxeram uma data. Diante do ato aqui realizado nós conseguimos conquistar essa agenda."

 

(Informe sobre a mesa de negociação 11 de Junho de 2024)

A Sinduece continuará atualizando a categoria assim que a nova data da rodada de negociação for definida, mantendo o compromisso com a transparência e a luta pelos direitos dos docentes.